segunda-feira, 23 de setembro de 2013

REFLEXOLOGIA

Os Benefícios através dos Pés



Após alguns meses de estudos, tentei simplificar ao máximo nesse texto, abrangendo curiosidades e informações sobre a Reflexologia.

Sem maquinaria ou ferramentas, o diagnóstico faz-se pelo toque nos pés.
A reflexologia detecta problemas de saúde depois de uma simples massagem com creme, óleo ou talco.
Objetiva restabelece o equilíbrio (homeostase)  físico e emocional, identificando, tratando e prevenindo tais distúrbios através de estímulos em terminações  nervosas em pontos específicos nos pés.
Ela identifica, trata e previne (profilaxia) distúrbios físicos e emocionais através de estímulos em terminações nervosas (pontos) específicos nos pés. Esses estímulos percorrem o corpo, via medula, até a sede do Sistema Nervoso (SN). O cérebro, que por sua vez provoca uma reação eletroquímica passando a corrigir  as enfermidades já instaladas e proporcionando o restabelecimento da comunicação entre o cérebro e o tecido afetado. Além desse grande benefício a REFLEXOLOGIA  também potencializa os resultados de tratamentos alopáticos, homeopáticos e outros.
Com o estímulo certo, pressão dos dedos ou massagem, as dores diminuem e a circulação melhora.
É uma arte, pois depende da habilidade com que se aplica o estímulo adequado a cada condição.
Esta terapia tem importância ao nível da manutenção e da recuperação da saúde, mas também como prevenção. Podemos antecipar problemas.

Exemplo ao aplicar a técnica em uma colega a mesma se queixava quando era estimulado o ponto correspondente à tiroide. Mais tarde soube que sofria de hipotiroidismo.
Não se trata apenas de aliviar a dor,  problemas circulatórios, digestivos ou sexuais, mas também os de ordem emocional, como a ansiedade, o stress e a depressão.  A massagem ativa a cura, ou seja, a cada nova sessão de reflexologia reforça-se a sensação de bem-estar.
As informações dadas pelo corpo são surpreendentes até para os cépticos das terapias alternativas.
Mas o que mais distingue a reflexologia de outros tratamentos é o fato de se conseguir fazer uma viagem pelo corpo, incluindo o estômago, os rins, os olhos e a coluna, sem sair do alcance do pé.
Faço o atendimento com conversa, toque e a empatia que se cria com o paciente. E acrescento que as primeiras melhorias no estado de saúde sentem-se logo no sistema neurológico, digestivo e a na qualidade do sono.
Os primeiros momentos da sessão servem para relaxar,
Após a massagem, e com os pés ligeiramente doridos, o bem-estar é confirmado por uma sensação de energia e força. À noite, chega uma espécie de cansaço bom que faz com que as horas de sono sejam dormidas de uma vez, sem sobressaltos.
É, talvez, por esta qualidade do sono que a maior parte das pessoas que recorrem a Reflexologia. Querem diminuir a quantidade de medicamentos que tomam. E são as pessoas mais despertas para estas terapias.
A reflexologia tem pelo menos cinco mil anos. É a “Mais Antiga e Natural de Todas as Terapias”. Trata as pessoas com os seus próprios recursos biológicos (neurológicos, endócrinos, estruturais), sem invasão (cirurgia, agulhas, etc.) e sem medicação (alopática, fitoterápica, etc.). Na Escócia há um hospital de medicina convencional que utiliza esta terapia, a par das intervenções normais de prevenção, diagnóstico e cura.
Desconhecida por muitos, a sua divulgação poderia passar pelas crianças, que são muito mais receptivas e disponíveis para a descoberta. Por outro lado, os adultos não estão habituados a serem tocados, em especial, nos pés. No entanto, são das partes do corpo que mais precisam de bons estímulos e até de mimos  pois suportam a estrutura do corpo.
Qual proporção e em quanto tempo se vê melhora? Aí vai depender de vários fatores, tais como: a dimensão do problema, da idade do cliente e dos seus hábitos.  Dependendo da situação, até imediato.
Importante enfatizar também que a REFLEXOLOGIA  tem uma fortíssima ação profilática. Ou seja, doenças que talvez alguém teria no futuro são interrompidas ou desaceleradas a partir do momento em que essa pessoa se beneficia da técnica.
 Ela continua sendo eficaz porque o reflexoterapeuta consegue avaliar fisiologicamente o cliente e direcioná-lo a um especialista da área. Deste ponto em diante a REFLEXOLOGIA  passa a ser uma terapia coadjuvante auxiliando a medicina, potencializando a medicação, o tratamento em si, provocando uma recuperação mais rápida e com menos dor e até mesmo auxiliando para que o paciente fique hospitalizado num período mais curto.
 “Nossos pés são outra parte do nosso corpo que desempenham um papel fundamental em acessar e otimizar a inteligência da nossa mente somática”.

Após realizada a  leitura, que tal marcarmos um horário e você sentir os benefícios dessa terapia ?

Que sua semana seja "Florida" e "Colorida", como a "Primavera" !

Pauliane Boiam Buttarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário