segunda-feira, 23 de setembro de 2013

REFLEXOLOGIA

Os Benefícios através dos Pés



Após alguns meses de estudos, tentei simplificar ao máximo nesse texto, abrangendo curiosidades e informações sobre a Reflexologia.

Sem maquinaria ou ferramentas, o diagnóstico faz-se pelo toque nos pés.
A reflexologia detecta problemas de saúde depois de uma simples massagem com creme, óleo ou talco.
Objetiva restabelece o equilíbrio (homeostase)  físico e emocional, identificando, tratando e prevenindo tais distúrbios através de estímulos em terminações  nervosas em pontos específicos nos pés.
Ela identifica, trata e previne (profilaxia) distúrbios físicos e emocionais através de estímulos em terminações nervosas (pontos) específicos nos pés. Esses estímulos percorrem o corpo, via medula, até a sede do Sistema Nervoso (SN). O cérebro, que por sua vez provoca uma reação eletroquímica passando a corrigir  as enfermidades já instaladas e proporcionando o restabelecimento da comunicação entre o cérebro e o tecido afetado. Além desse grande benefício a REFLEXOLOGIA  também potencializa os resultados de tratamentos alopáticos, homeopáticos e outros.
Com o estímulo certo, pressão dos dedos ou massagem, as dores diminuem e a circulação melhora.
É uma arte, pois depende da habilidade com que se aplica o estímulo adequado a cada condição.
Esta terapia tem importância ao nível da manutenção e da recuperação da saúde, mas também como prevenção. Podemos antecipar problemas.

Exemplo ao aplicar a técnica em uma colega a mesma se queixava quando era estimulado o ponto correspondente à tiroide. Mais tarde soube que sofria de hipotiroidismo.
Não se trata apenas de aliviar a dor,  problemas circulatórios, digestivos ou sexuais, mas também os de ordem emocional, como a ansiedade, o stress e a depressão.  A massagem ativa a cura, ou seja, a cada nova sessão de reflexologia reforça-se a sensação de bem-estar.
As informações dadas pelo corpo são surpreendentes até para os cépticos das terapias alternativas.
Mas o que mais distingue a reflexologia de outros tratamentos é o fato de se conseguir fazer uma viagem pelo corpo, incluindo o estômago, os rins, os olhos e a coluna, sem sair do alcance do pé.
Faço o atendimento com conversa, toque e a empatia que se cria com o paciente. E acrescento que as primeiras melhorias no estado de saúde sentem-se logo no sistema neurológico, digestivo e a na qualidade do sono.
Os primeiros momentos da sessão servem para relaxar,
Após a massagem, e com os pés ligeiramente doridos, o bem-estar é confirmado por uma sensação de energia e força. À noite, chega uma espécie de cansaço bom que faz com que as horas de sono sejam dormidas de uma vez, sem sobressaltos.
É, talvez, por esta qualidade do sono que a maior parte das pessoas que recorrem a Reflexologia. Querem diminuir a quantidade de medicamentos que tomam. E são as pessoas mais despertas para estas terapias.
A reflexologia tem pelo menos cinco mil anos. É a “Mais Antiga e Natural de Todas as Terapias”. Trata as pessoas com os seus próprios recursos biológicos (neurológicos, endócrinos, estruturais), sem invasão (cirurgia, agulhas, etc.) e sem medicação (alopática, fitoterápica, etc.). Na Escócia há um hospital de medicina convencional que utiliza esta terapia, a par das intervenções normais de prevenção, diagnóstico e cura.
Desconhecida por muitos, a sua divulgação poderia passar pelas crianças, que são muito mais receptivas e disponíveis para a descoberta. Por outro lado, os adultos não estão habituados a serem tocados, em especial, nos pés. No entanto, são das partes do corpo que mais precisam de bons estímulos e até de mimos  pois suportam a estrutura do corpo.
Qual proporção e em quanto tempo se vê melhora? Aí vai depender de vários fatores, tais como: a dimensão do problema, da idade do cliente e dos seus hábitos.  Dependendo da situação, até imediato.
Importante enfatizar também que a REFLEXOLOGIA  tem uma fortíssima ação profilática. Ou seja, doenças que talvez alguém teria no futuro são interrompidas ou desaceleradas a partir do momento em que essa pessoa se beneficia da técnica.
 Ela continua sendo eficaz porque o reflexoterapeuta consegue avaliar fisiologicamente o cliente e direcioná-lo a um especialista da área. Deste ponto em diante a REFLEXOLOGIA  passa a ser uma terapia coadjuvante auxiliando a medicina, potencializando a medicação, o tratamento em si, provocando uma recuperação mais rápida e com menos dor e até mesmo auxiliando para que o paciente fique hospitalizado num período mais curto.
 “Nossos pés são outra parte do nosso corpo que desempenham um papel fundamental em acessar e otimizar a inteligência da nossa mente somática”.

Após realizada a  leitura, que tal marcarmos um horário e você sentir os benefícios dessa terapia ?

Que sua semana seja "Florida" e "Colorida", como a "Primavera" !

Pauliane Boiam Buttarelli

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Saiba Viver com qualidade

Viver com qualidade



Estamos vivendo em tempos de muito estresse e pouca qualidade de vida. São tantas obrigações, tantas preocupações e tão pouco tempo para resolvermos tudo que vivemos em constante tensão. Não é a toa que, volta e meia, aparecem nos jornais e meios de comunicação matérias que nos deixam assustados. Temas como “Depressão” ou “Síndrome de Burnout” estão constantemente sendo matérias de jornais e revistas e demonstram claramente que precisamos estar atentos para que não sejamos mais uma vitima destas “epidemias”.

 Mas o que podemos fazer?

Nós, seres racionais, intelectuais e “multimídia” estamos a cada dia nos afastando mais de nossas raízes e de nós mesmos. Estamos sempre muito ocupados para prestarmos atenção em como nosso corpo reage a tudo isso e não percebemos ou não damos importância aos “pedidos” de socorro que nosso corpo demonstra. Com isso estamos apenas vivendo, sem qualidade e profundidade. Os anos estão passando e não nos damos conta de como a vida está seguindo sem sentido e sem valor.

Estamos preocupados em sermos competentes, profissionais exemplares, grandes dirigentes, etc. e não estamos sendo competentes conosco. Pelo contrário, estamos sendo cada vez mais negligentes com nosso organismo exigindo que ele funcione perfeitamente sem ao menos lhe dar a devida atenção. Uma demonstração disso é a forma como respiramos. O ar simplesmente entra e sai por nossas narinas, sem que ao menos tenhamos noção do caminho vital que ele percorre. Respiramos mal, comemos mal e dormimos mal. Dedicamos horas e horas ao trabalho e não dedicamos quase nada ao descanso e ao lazer.  E quando adoecemos ou envelhecemos, nos damos conta de que a vida passou tão rapidamente que não a sentimos.

Mas ainda é tempo de mudar... e levar uma vida com qualidade. Para isso precisamos dar ao nosso corpo o que ele precisa: alimentação adequada, boas noites de sono, exercícios ou atividades físicas, momentos de paz, alegria e prazer. Eis aqui algumas dicas de como isso pode ser feito:

• Conecte-se com seu interior. O primeiro passo para nos conectarmos com nosso interior é pararmos para respirar. Isso mesmo. Sente-se em um lugar tranqüilo, feche seus olhos e apenas respire. Você irá sentir seu corpo!
• Procure fazer algo do qual você goste como ler um livro, ir ao cinema, ir a praia, jogar vídeo game ou simplesmente ficar sem fazer nada.
• Movimente seu corpo com exercícios, caminhadas, yoga, pilates, tai chi chuan ou algum tipo de dança.
Trate seu corpo com carinho, dando-lhe momentos de prazer como uma boa massagem. A massagem previne Doenças !
• Deixe de ser exigente consigo e “ ria” de seus erros.
• Divirta-se muito, de muita risada e deixe a vida fluir com leveza.
• E, acima de tudo, curta os momentos de alegria que a vida lhe dá como, por exemplo, um simples almoço de domingo com a família.

Lembre-se sempre desta frase: “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido… (Dalai Lama)”.

Pense a respeito!


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

NEGATIVISMO POLUI A CASA

Uma matéria muito interessante. Algo que realmente tenho prestado muita atenção e tentado praticar. Muito cuidado com atos, palavras e pensamentos. Podemos mudar a energia do nosso ambiente. "Orai e Vigiai".

Todos sabem que bebês e crianças têm um super "radar interior". Mesmo de longe, eles sabem muito bem o que está acontecendo com seus pais e no ambiente. Podemos mentir para elas sobre brigas e atos negativos. Mas, no fundo, elas sabem que há algo errado e registram tudo em sua memória.

Por isso, muito cuidado com seus atos, palavras e até pensamentos diante dos filhos. Eles veem tudo, sentem tudo e gravam tudo de bom e de ruim. Eles sentem a vibração dos ambientes e das pessoas.

Este radar interior faz parte do pacote chamado "ser humano". Todos nós sentimos as energias dos ambientes que visitamos ou moramos e das pessoas em nossa volta.

É muito importante lembrar-se daquele ditado que diz: "Orai e Vigiai", pois tido o que pensamos e fazemos emite energia, que fica espalhada e registrada nos ambientes e Universos.

O padrão vibratório de uma casa tem relação direta com a energia e o estado de espírito de seus moradores. Tudo o que pensamos e fazemos, as escolhas, os sentimentos, sejam bons ou ruins, são energias. O resultado reflete nos ambientes, pessoas e situações.

Poluir a casa ou a empresa com energia negativa é muito fácil: basta você agir, pensar e viver negativamente 24 horas por dia por vários anos. Além de ter uma casa insuportável de viver, com certeza tudo na sua vida irá dar errado e você será a pessoa mais chata e infeliz do pedaço.

O corpo é nossa primeira morada e nossa casa, sua extensão. É ela que nos acolhe, protege e guarda nossa história. Da mesma forma que limpamos, nutrimos e cuidamos da vibração de nosso corpo, devemos estender esses cuidados e carinhos ao lar. Mais que escolher o imóvel e enfeitá-lo com móveis e objetos - muitas vezes guiados apenas por modismos ou pura praticidade -, a elaboração da atmosfera de um ambiente é importante porque reflete a personalidade de seu dono, dando pistas sobre seus gostos, estilo de vida, história e sonhos.

Há quem acredite que, colocando cristais, sinos de vento, fontes, espelhos e instrumentos do Feng Shui, atrairá bons fluídos e equilíbrio para dentro de casa. Mas, isso é muito pouco. A personalidade de um ambiente vai além. Ela é conseguida dia após dia, não apenas com técnicas, mas com pequenos atos de carinho e com muita energia boa.

Além de atrair bons fluídos para nosso lar, temos todas as condições de criá-los no interior do ambiente. O conjunto de pensamentos, sentimentos, estado de espírito, condições físicas, anseios e intenções dos moradores fica impregnado no ambiente, criando o que se chama de egrégora.

Você, com certeza, já esteve em uma residência ou ambiente onde sentiu um profundo bem-estar e sensação de acolhimento, independentemente da beleza, luxo ou qualquer outro fator externo. Essa atmosfera gostosa, sem dúvida, era dada principalmente pelo estado de espírito positivo de seus moradores.

Infelizmente, hoje em dia, é muito mais corriqueiro entrarmos em ambientes que nos oprimem ou nos dão a sensação de falta de paz e, às vezes, até de sujeira, mesmo que a casa esteja limpa. A vontade é ir embora rapidamente, ainda que sejamos bem tratados. São locais poluídos energeticamente.

O que poucos sabem é que as paredes, os objetos e a atmosfera da casa têm memória e registram as energias de todos os acontecimentos e do estado de espírito de seus moradores. Por isso, quando pensar na saúde energética de sua casa, tome a iniciativa básica e vital de impregnar sua atmosfera apenas com bons pensamentos e muita fé. Evite brigas e discussões desnecessárias. Observe seu tom de voz: nada de gritos e formas agressivas de expressão. Não bata portas e tente assumir gestos harmoniosos, cuidando de seus objetos e entes queridos com carinho.

Não pense mal dos outros. Pragas, nem pensar! Selecione muito bem as pessoas que vão frequentar sua casa. Festas, brindes e comemorações alegres são bem-vindos porque trazem alegria e muita energia, mas cuidado com os excessos. Nada de bebedeiras e muito menos uso de drogas, que atraem más energias.

Se você nutre uma mágoa profunda ou mesmo um ódio forte por alguém, procure ajuda para limpar essas energias densas de seu coração. Lembre-se que sua casa também pode estar contaminada. Aprenda a fazer escolhas e determine o que quer para sua vida e o ambiente onde mora: alegria, amor, paz, prosperidade, saúde, amizades, beleza.

Reflita sobre como você vive em sua casa, no que pensa, como anda seu humor e reclamações do seu dia-a-dia. Tudo isto interfere no seu astral. Compartilhe e-mails com mensagens positivas, pois isso é colaborar com a disseminação da luz, abrindo corações, despertando consciências, contribuindo assim, para a transformação planetária.

Franco Guizzetti




Uma semana abençoada !!